Este projecto surgiu em 2019, quando da visita a feira agrícola de santarem, andava à procura de ideias para uma sactividade profissional na área da agricultura para o meu filho mais velho que está quase a terminar os estudos.
Nesta visita, acabamos por conhecer o mundo da avicultura industrial dos frangos, industria aliciante e lucrativa.
Como qualquer projecto, requer estudo prévio dos prós e contras. Neste estudo, vim a deparar-me com o estado preocupante das raças autóctones portuguesas que estão em vias de extinção.
Das 4 raças portuguesas, a raça branca é a mais ameaçada, o que me levou a apostar nesta raça.
No decurso de 2019, comecei por adquirir um galo e duas galinhas desta raça, iniciando assim o processo de criação do bando de reprodutores da raça branca portuguesa.
Para a criação do bando, foi necessário a construção de um parque. Recorri a uma campanha de crowdfounding da PPL ( https://ppl.pt/galinhasdofrade ) no inicio de 2020 e terminou dias antes do inicio da quarentena que tivemos sujeitos por causa da Covid-19.
Infelizmente não consegui o financiamento necessário, no entanto a ajuda angariada permitiu a construção do parque durante o período da quarentena .
Infelizmente tivemos um revés inesperado, as duas galinhas que adquirimos acabaram por morrer, mas iniciamos de seguida uma busca por mais galinhas.
Adquirimos mais um galo jovem, julgava eu, mas veio a revelar-se que era uma fêmea. As galinhas ao contrário de outros animais, não têm orgãos sexuais visíveis, e a forma de identificar o sexo é através das suas características fisionómicas que só se evidenciam com a idade, e tendo sido adquirida muito nova, as parecenças com um macho eram muito semelhantes, para mais tratando-se de uma galinha careca. Só tive a certeza que se tratava de uma galinha quando pôs ovo.
Para o aumento do bando adquirimos 13 ovos para incubação, dos quais nasceram 12 pintos.
E assim este projecto começou a crescer.
Sem comentários:
Enviar um comentário